Reintegração da População NEET no Mercado de Trabalho e no Sistema de Educação e Formação

 

Dê-nos o seu contributo para a discussão sobre a temática da reintegração dos jovens NEET no mercado de trabalho e/ou Sistema de Educação e Formação em http://integracaojovensneet.wordpress.com/

 

ENQUADRAMENTO


A existência de  cada vez mais altas taxas de desemprego entre os jovens e as consequências económicas e sociais associados à situação de NEET tem originado, um cada vez maior sentimento de urgência para desenvolver e implementar políticas que permitam o regresso dos jovens ao Mercado de trabalho, ao emprego, à educação ou formação em toda a Europa. A necessidade de reduzir tanto os elevados custos econômicos e sociais implicam que se dê a todos os jovens a oportunidade de realizar o seu potencial e evitar cicatrizes através de uma experiência NEET prolongada.


Em síntese pode-se afirmar que:

- NEETs têm menos confiança nas instituições democráticas que os não NEETs
- NEETs são menos politicamente comprometidos que não NEETs;
- NEETs têm um menor nível de participação social e cívica que não NEETs.
- NEETs têm cada vez mais altas taxas de desemprego e consequente mais dificuldade de integração no mercado de trabalho.


Como consequência, nos últimos anos, os Estados-Membros da UE têm participado ativamente na conceção e implementação de medidas políticas destinadas a aumentar a empregabilidade dos jovens e promover um maior nível de participação no emprego entre eles. Como já mencionado, a população de jovens que é desvinculado do mercado de trabalho e da educação é extremamente heterogêneo e composto por vários subgrupos, cada um com suas próprias características e necessidades. Neste sentido, os governos têm justamente definir as suas intervenções por desagregação da categoria NEET e identificar as características e necessidades dos vários subgrupos que requerem diferentes formas de intervenção política em termos de, por exemplo, bem-estar ou de formação disposição.


As políticas implementadas pelos Estados-Membros para garantir uma maior participação dos jovens na educação e emprego envolvem uma ampla gama de diferentes iniciativas. Essas políticas, muitas vezes intervir em diferentes pontos ao longo do caminho para o emprego, que descreve a viagem dos jovens através da educação formal e sua transição para o mercado de trabalho e emprego.

Em Portugal de acordo com dados do EUROSTAT a taxa de NEET  era em 2012 de 14,1% 8 15-24 anos) sendo para os jovens de 20 a 24 anos de 20,4%, tendo –se observado que  para este grupo entre 2000 e 2012 a taxa de NEET  duplicou .


Consequentemente e tendo em vista a importância que os NEET assumem na atual conjuntura importa levar a cabo a realização de um projeto que permita testar uma metodologia de atuação tendo em vista aumentar a motivação dos jovens para o reingresso ao mercado de trabalho, ou voltarem ao sistema de ensino e formação tendo em atenção a caracterização da população NEET, a identificação dos fatores explicativos desta situação e os fatores motivadores para um jovem reintegrar os sistema de ensino e formação, ocupar um posto de trabalho, desenvolverem ações de auto-emprego ou de empreendedorismo, efetuar uma procura ativa de emprego ou participar em trabalhos voluntários uteis para a sociedade em que se integra.


O presente estudo tendo como público-alvo os jovens de 15-24 anos que não estão no mercado de trabalho, nem no sistema de educação/formação, NEET, irá possibilitar a formulação de políticas tendo em vista a redução dos NEET.
 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

Considerando a conjuntura onde se inserem os em situação de desencorajamento, muitas vezes comum passado de abandono escolar precoce ou situações de desemprego de longa duração, tendo em vista os objetivos gerais anteriormente indicados, o projeto apresenta os seguintes objetivos específicos:

 

  1. Caracterizar a população jovem de 15-24 anos que não estuda, não trabalha nem procura trabalho, (NEET) em termos nacionais e regionais com saliência para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto;
  2. Identificar os fatores explicativos que induzem a situação de NEET, tendo presente a heterogeneidade dessa situação e as especificidades do género;
  3. Inventariar e definir os principais fatores motivadores para a reintegração do jovem no mercado de trabalho e sistema de ensino/formação;
  4. Definir uma metodologia para motivação e sensibilização dos NEET tendo em vista a sua reentrada no mercado de trabalho e o reingresso no sistema de ensino e formação;
  5. Criar uma rede de “stakeholders” de modo a permitir uma interligação de ações conducentes à saída dos jovens da situação de NEET;
  6. Disponibilizar uma plataforma de modo a permitir o contacto dos NEET com o universo empresarial tendo em vista a empregabilidade ou a realização de estágios.


Este projeto irá contribuir para o apoio ao desenvolvimento de politicas publicas de âmbito nacional sobre emprego e qualificação profissional, tendo em atenção o género, um objetivo de inclusão social numa perspetiva de igualdade de oportunidades de acordo com os objetivos específicos definidos conforme apresentados no PNR, tendo presente e o contributo do FSE para a estratégia Europa 2020 inserindo-se o projeto na prioridade C “Aumentar o Emprego” assim como na prioridade A “Combate à pobreza e às desigualdades sociais”.
 

THINK TANK

 

Veja aqui as principais conclusões a que chegámos no Think Tank realizado no passado dia 7 de abril.

 

SEMINÁRIO REGIONAL

 

Consulte aqui as apresentações do Seminário Regional, realizado no passado dia 13 de novembro, no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte em Loures:

 

Apresentações do Estudo

Relatório 

 

SEMINÁRIO FINAL

  

Apresentações

Programa

 

MANUAL DE MOTIVAÇÃO DE JOVENS NEET

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